Ações Gerais

A UFSCar realiza ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a saúde mental, protagonizadas por docentes, discentes e técnicos administrativos em diferentes áreas do conhecimento.

Além disso, possui Departamentos de Atenção em Saúde, Assistência Social e Esportes, que proporcionam acolhimento, orientação, promoção, prevenção, cuidado em saúde mental universitária e apoio à permanência estudantil. Com o crescimento das demandas em saúde mental, é projeto da universidade ampliar e qualificar essas ofertas, bem como suas parcerias junto à rede de saúde, para responder de forma mais adequada às necessidades crescentes em saúde mental no contexto universitário.

Além disso, em diversas áreas do conhecimento, a produção de atividades de Ensino e pesquisa em Saúde Mental contribuem para a formação de profissionais para a rede pública e privada, assim como para a produção de conhecimento comprometido com o desenvolvimento da produção acadêmica em saúde mental para a sociedade em geral.

Atividades práticas realizadas por meio de projetos de extensão, cursos, eventos, estágios profissionais e residências nos setores da Saúde, da Educação e da Assistência Social, contribuem, por meio da Integração Ensino-Serviço para o fortalecimento da rede intersetorial de saúde mental, especialmente por meio das parcerias com o Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta das ações em saúde mental dentro da universidade é enfrentar as dimensões da cultura universitária que tem como efeito a produção de sofrimento psíquico e fortalecer uma cultura acadêmica que, por meio de projetos de ensino, pesquisa e extensão, promovam saúde mental e inspirem relações de trabalho e de ensino-aprendizagem mais saudáveis.

Coletivos, associações, entidades de classe e movimentos sociais também atuam direta e/ou indiretamente na construção da rede de saúde mental universitária e no fortalecimento da cidadania dentro e fora do espaço acadêmico. Os sindicatos, os Centros Acadêmicos, as Atléticas, Empresas Juniores e o movimento estudantil têm um papel fundamental na implicação dos estudantes e servidores com a produção de saúde mental e redução do sofrimento psíquico universitário.

Não podemos deixar de destacar o papel da Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental (CASM), da Comissão de Prevenção e Cuidado em Saúde Mental (CPPCSM) e de todas as unidades vinculadas à ProACE como dispositivos que contribuem cotidianamente para a construção da Política de saúde mental da UFSCar.

Contamos também com redes imprescindíveis junto à outras Pró-reitorias, Centros, Departamentos e unidades promotoras de saúde mental, como a Coordenadoria de Cultura (CCult/ ProEx) - que atua ativamente na promoção de bem estar e saúde por meio da realização de atividades culturais, conviviais e de geração de pertencimento - e a Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) - responsável pelo fortalecimento de ações afirmativas, que produzem diversidade e inclusão, entre tantos outros setores da universidade, que,em uma rede permanente tem buscado fazer da universidade em um espaço promotor de conhecimento, mas também de cuidado, cultura, convivência, democracia e inclusão.