Coletivos e Movimentos
Coletivo Livre Redução de Danos
O Coletivo de Redução de Danos de São Carlos tem como objetivo promover autonomia para o autocuidado relativo ao uso de substâncias psicoativas (inclusive o álcool) e à prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Sua atuação ocorre principalmente em São Carlos (SP), com populações vulneráveis e específicas, inclusive por parcerias com a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, com a Rede de Atenção Psicossocial e com as universidades da região. Além disso, o Coletivo atua em festas e eventos, trabalhando a redução de vulnerabilidades em jovens universitários e população em geral.
Para maiores informações acesse:
NUME/ Eco Sol
O Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão vinculada diretamente à Reitoria da UFSCar que desenvolve trabalhos que visam a promoção da Economia Solidária nestes três eixos de atuação, incluindo o ações de inserção social pelo trabalho para pessoas em sofrimento psíquico, pelo projeto RECRIART. Para maiores informações, acesse www.numiecosol.ufscar.br (link externo)
Liga Acadêmica em Saúde Mental
A Liga Acadêmica de Saúde Mental (LASM) é uma entidade que possui duração ilimitada e caráter multidisciplinar. Vinculada ao DMed da UFSCar (São Carlos) e organizada pelos alunos de medicina. A liga visa cumprir objetivos de ensino, pesquisa e extensão, de forma integrada, contando com atendimentos na unidade saúde escola, reflexão da prática e seminários em saúde mental, com enfoque na clínica centrada no sujeito de forma multidisciplinar,irá também realizar simpósios. Será importante para os alunos dos cursos envolvidos, pois aprofundará nas questões de saúde mental, e para a comunidade, pois irá disponibilizar atendimentos multidisciplinares. Público Alvo: Portadores de transtornos mentais.
Cola Aê
Espaço de promoção de saúde mental e intervenção universitária, produzido por estudantes de Terapia Ocupacional com o objetivo de acolher em grupos abertos estudantes que sentem-se só ou que tem o desejo de criar laços, participar de atividades de diferentes naturezas (criação de encontros, atividades culturais, de autocuidado, rolês, jogos, arte e rede de amizades). Cola no Grupo! (link para o grupo de Whatsapp)
Centro de Culturas Indígenas CCI
O CCI (Centro de Culturas Indígenas) é um coletivo formado pelos estudantes indígenas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o intuito de fortalecer e reafirmar a identidade cultural, promovendo e garantindo o protagonismo dos povos indígenas presentes na Universidade. Busca sua autonomia e luta por seus direitos e melhorias dentro e fora da universidade, de forma em que, favoreça a permanência dos estudantes indígenas no meio acadêmico. Para mais informações acesse o site cciufscar.wixsite.com (link externo).
Espaço Seguro
O projeto de extensão do Departamento de Terapia Ocupacional chamado "Espaço Seguro" reúne um coletivo de estudantes e docentes que oferecem encontros de escuta e cuidado para estudantes que queiram participar de um grupo para enfrentamento e estratégias de processos relacionados à violência e ao racismo presentes no cotidiano universitário e contribuir com a permanência de estudantes negros.
Centros Acadêmicos e Atléticas de diferentes cursos também contribuem por meio de ações pontuais e permanentes para o fortalecimento da saúde mental estudantil em sua interface com a produção de engajamento e participação social, em práticas esportivas e de representação política.
Se o seu coletivo inclui preocupações com a formação, promoção, prevenção e/ou cuidado em saúde mental e quer que sua descrição seja contemplada nesta página, envie uma mensagem com o nome, objetivo e contato do coletivo para casm@ufscar.br