Passos para ajudar alguém em sofrimento na universidade

Passo 1: Reconheça

Tudo começa com observação. Percebeu se alguém está em sofrimento ou notou algo que lhe gerou preocupação?

Passo 2: Planeje

Como você vai conversar com essa pessoa de forma privada sobre o que lhe preocupou? Vai pedir para esperar na sala após a aula? Vai levá-la um local mais calmo com privacidade? Vai agendar uma conversa em sua sala/laboratório? Você se sente preparado para conversar com a pessoa sobre o que notou? Caso tenha dúvidas, contate a equipe do campus que costuma lidar com questões relacionadas à demanda percebida. Esses profissionais podem te ajudar a desenvolver um plano para abordar a pessoa e oferecer ajuda.

Passo 3: Aja e encaminhe

Coloque o plano em prática e converse com a pessoa. Caso perceba a necessidade, ou não sinta-se a vontade para lidar com a demanda percebida, encaminhe para os profissionais da universidade que podem ajudar essa pessoa.
Saiba mais sobre em Como conversar e acolher alguém em sofrimento <<Link para Como conversar e acolher alguém em sofrimento>>

Passo 4: Acompanhe

Cheque com a pessoa ou com o profissional para quem você encaminhou o suporte adequado foi dado.
Texto produzido em setembro de 2023 por Ricardo Oliveira, Psicólogo do DeACE-Ar, então vice coordenador de Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental.

Fonte: MIT Faculty Guide Recognizing and Responding to Students in Distress (link externo).

Texto traduzido e adaptado em setembro de 2023 por Ricardo Oliveira, Psicólogo do DeACE-Ar, então vice coordenador de Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental.