Ações afirmativas e de permanência estudantil
A Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade, junto com a Pró-reitoria de assuntos comunitários de estudantis, são as principais estruturas da gestão da Universidade para a implementação e fortalecimento das Ações Afirmativas na Universidade.
“Os programas e políticas de permanência estudantil são iniciativas das universidades e do governo para garantir o direito e a permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade na Universidade. Ademais, desde março de 2020, a Organização Mundial de Saúde caracterizou a Pandemia de COVID-19 como uma situação excepcional, que trouxe impactos de diferentes ordens, na saúde, sociais e econômicos, para o Brasil e, consequentemente, para as Universidades Públicas. A UFSCar tem dedicado empenho por meio de iniciativas que assegurem a permanência de discentes, para tanto, tem contado, entre outras unidades, com a atuação da Secretaria de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade. Abaixo, é possível acessar algumas destas iniciativas”:
- Auxílio Inclusão e Acessibilidade Programa de Fomento à Permanência Estudantil. Captação de Recursos para Investimento em Equidade - CRIE (link externo).
- Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil - PIAPE (link externo).
- Programa de Acessibilidade na Educação Superior (INCLUIR). Programa de Agente Comunitário Universitário de Promoção de Inclusão e Acessibilidade (link externo).
- Diário da Reitoria. UFSCar tem 400 novos estudantes em Programa de Assistência Estudantil (link externo).
- Centro de Culturas Indígenas (link externo)