Posso esperar um pouco
Na Rede Pública de Saúde (SUS)
O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza, por meio da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), pontos de atenção para o atendimento de pessoas com transtornos mentais e/ou com problemas decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
Procure uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima para se informar como receber atendimento em saúde mental no seu município e agendar atendimento.
Se já tiver um transtorno mental diagnosticado, o tratamento é realizado na Rede de Atenção Psicossocial do município (RAPS) – que acompanha por meio das Unidades Básicas os casos leves e por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) os casos graves e persistentes (CAPS-II e CAPS AD - álcool e outras drogas).
Casos leves e moderados também podem ser acompanhados pela rede básica ou pela rede ambulatorial do município, além da rede privada e/ou conveniada.
Os CAPS, destinados a casos graves, para o tratamento de pessoas com transtornos mentais (CAPS-II) ou para pessoas em uso abusivo de álcool e/ou outras drogas (CAPS-AD) funcionam com portas abertas e você poderá ser acolhido de segunda a sexta feira, em período diurno.
Atendimento Acessível em Saúde Mental
Na PsyMeet Social você encontra uma grande variedade de psicólogos com as mais diferentes especialidades.
O atendimento social online permite que você cuide do seu bem-estar sem sair de casa e por um valor acessível. Acesse www.psymeetsocial.com (link externo).
Na universidade
Para acolhimento, orientação ou avaliação inicial em saúde mental na universidade você pode procurar o Departamento de Assistência em Saúde (DeAS) se estiver em São Carlos ou o Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis (DeACE) se estiver em Araras, Lagoa do Sino, Sorocaba. Esses são serviços vinculados à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (ProACE).
As equipes do DeAS e DeACE poderão te apresentar o conjunto de possibilidades de cuidados disponíveis na universidade, por meio de atividades assistenciais, ambulatoriais e de extensão ou ainda fazer a mediação com a Rede de Atenção Psicossocial do Município.
Departamento de Atenção à Saúde (DeAS) - campus São Carlos
E-mail: deas@ufscar.br
Telefone: (16) 3351-8200
Site: www.deas.ufscar.br (link externo)
Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis - campus Araras
E-mail: deace-ar@ufscar.br
Telefone: (19) 3543-2910
Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis - campus Sorocaba
E-mail: deace.sor@ufscar.br
Telefone: (15) 3229-5918
Departamento de Assuntos Comunitários e Estudantis - campus Lagoa do Sino
E-mail: deace.ls@ufscar.br
No âmbito universitário, você também pode contar com os cuidados oferecidos pelo Programa Institucional de Acolhimento e Incentivo à Permanência Estudantil (PIAPE) da UFSCar que visa incentivar o acolhimento, a permanência estudantil, o enfrentamento da violência institucional e das situações de vulnerabilidade socioeconômica em complementação às medidas institucionais existentes.
O PIAPE fomenta projetos propostos por servidores/as da UFSCar que contribuam, de forma complementar, com a assistência e a permanência estudantil. Para acessar os projetos em curso, acesse www.proace.ufscar.br/piape (link externo).
No campus de São Carlos, a UFSCar disponibiliza para a comunidade em geral:
- 5 ambulatórios de psiquiatria
- 8 leitos de saúde mental na Enfermaria do hospital Universitário.
- Interconsultas em Saúde Mental na Unidade Saúde Escola (USE) para usuários e familiares da unidade
No entanto, as vagas para acesso aos ambulatórios e enfermaria são reguladas pela Central de vagas do SUS (por encaminhamentos da rede básica e especializada)
Se quer receber orientações ou apoio sobre como lidar com situações de sofrimento psíquico na sua unidade ou na sala de aula, entre em contato com a Coordenadoria de Articulação em Saúde Mental: casm@ufscar.br